sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Telecomunicações para todos, já!!!

Olá a todos.
Hoje pude ler no jornal O Dia uma notícia que muito alegrou este pobre mancebo, e foi justamento no caderno de informática: o governador Sérgio Cabral irá implementar em todo o estado num prazo de 18 meses, com investimentos de mais de 40 milhões de reais, pontos de acesso à internet com cobertura de rede sem fio (wi-fi). A internet é sabidamente um divisor de águas no que tange ao acesso a informações em quantidades vultosas e tempo de acesso muito rápido, mas infelizmente de acesso muito dispendioso para a maioria da população. Esse projeto se iniciará em junho na orla de Copacabana, depois virá para a Baixada Fluminense aonde resido (diga-se de passagem municípios muito carentes da presença do poder público e com grande ênfase na política do coronelismo, ainda mais em Nilópolis que é a minha cidade natal) e, mais tarde extendendo-se a todo estado do Rio.

Essa notícia é muito boa, mas ainda não suficiente para atender à totalidade de nossa população e ao crescimento intelectual e econômico de nosso povo. Em qualquer lugar decente do mundo, telefonia é uma prestação de serviços assim como a luz e a água. Alguém aqui alguma vez pagou pra poder ter um medidor de consumo elétrico na sua residência ou comércio? E um hidrômetro pra medir o consumo de água? Então, porque temos que pagar pra poder ter uma linha telefônica instalada em nossas residências e comércios? Devemos sim, pagar pelos serviços que nos forem prestados a contento, e que nós venhamos a consumir efetivamente. As empresas com maior número de reclamações nos PROCONs da vida e nos órgãos de Defesa do Consumidor são as prestadoras de serviço, e mais ainda as empresas de telecomunicações. Elas costumam não nos prestar um bom serviço mas cobram com bastante eficiência, normalmente cobram até o que não consumimos. Para o Brasil desenvolver-se por completo, precisamos efetivamente ter acesso com facilidade a todos os serviços públicos, sejam eles concedidos ou não. Não adianta você implementar internet wi-fi pelo estado do Rio, até porque ela estará disponível de forma gratuita apenas nos pontos montados pelo governo, o que quer dizer que muitas pessoas que poderiam estar ganhando seu sustento sem nem sairem de casa não conseguirão ter acesso a essas máquinas por um tempo razoável, isso é: se conseguirem ter acesso a elas pois com certeza não serão numa quantidade suficiente para atender a todos. A população deve ter é a facilidade de adquirir seu computador PC como já está acontecendo através do programa PC popular ou PC para todos do governo federal, mas sendo que esse computador torna-se improdutivo sem o devido acesso à internet de banda larga o que ainda é muito caro, tanto residencial como comercial (por favor senhores governantes, não insistam em exigir que se montem PCs com placas de fax-modem, ninguém merece!!!). As tarifas das empresas de telefonia são muito caras inviabilizando a democratização das telecomunicações, mas devemos lembrar que o trabalho em casa evita os constantes engarrafamentos, o acúmulo de sujeira nas ruas, o excesso de emissão de gases tóxicos das descargas dos veículos e coletivos, e ainda melhora a qualidade de vida do cidadão, ou seja, a real difusão das telecomunicações no Brasil com a facilitação do acesso à internet de banda larga trará mais lucros do que prejuízos, sendo ainda muito mais ecológico e social.

Entrementes, quero aqui parabenizar o governador Sérgio Cabral por sua excelente iniciativa. Espero que o governo federal venha olhar com bons olhos para iniciativas como a sua e de outros governadores, e consiga verdadeiramente alavancar o desenvolvimento de nossa nação sem os altíssimos custos sociais que temos visto até agora, pois o Brasil quanto nação indiscutivelmente tem crescido, e isso não é de hoje. Já é um crescimento vindo de há muito tempo e que tem se refletido nos dias atuais, mas o que dizer do povo brasileiro que continua ainda miserável, marginalizado, recebendo salários aviltantes que não dão condições de sustento com decência e dignidade de uma pequena família, e ainda sendo sufocado por impostos e mais impostos como se ricos fôssemos...

Queremos ser ricos: de educação, cultura, saúde, dignidade... e não tão somente de responsabilidades. Para toda a ação, existe uma reação contrária. Se pagamos muitos impostos, queremos muitos serviços. Portanto, telecomunicações para todos já!!!!!

Até a próxima...

Nenhum comentário: