segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O nosso Haiti é aqui.

O povo brasileiro é de uma grandeza ímpar, somos uma nação que irmana com todos os povos do mundo. O momento atual é de comoção e solidarização com o povo do Haiti, existe até o desejo político de que a missão brasileira fique no país por mais 5 anos conforme foi publicado nos jornais de ontem. Também me comovo e solidarizo com o povo haitiano, mas me comovo e solidarizo mais ainda com o povo brasileiro. As chuvas de verão tem castigado principalmente o sul e o sudeste, além de enchentes também temos visto catástrofes com enormes perdas de vidas decorrentes de deslizamentos por conta de tais chuvas. Gisele Bündchen doou 1,5 milhão de dólares para o Haiti, mas digo a todos que o nosso Haiti é aqui mesmo no Brasil.


O Brasil tem sido muito "esculachado" pelos políticos, nunca se viu tanta corrupção assim na vida desta nação. Durante a ditadura militar o custo de vida era mais barato, as coisas não eram tão caras e o salário não valia tão pouco. O custo Brasil da democracia e do governo civil tem sido muito alto, nosso país é rico mas de uma distribuição de riqueza extremamente desigual. O governo tributa muito para ter o que roubar (triste verdade), o que se paga de tributos para consumir neste país é de um montante absurdo não se reverte em prol da população.

Temos muitas pessoas abaixo da linha da pobreza, é muito difícil arrumar um bom emprego neste país. Os salários da iniciativa privada são muito baixos, pessoas vivem sob o perigo dos deslizamentos nos moros e à margem dos rios, a classe média baixa não consegue pagar as altas tarifas praticadas pelas concessionárias de iluminação, pelo fornecimento de água potável entre outros exemplos. A saúde no Brasil só existe para os ricos (políticos entre outros), a educação beira o ridículo. Qualquer país desenvolvido trabalha mais de um idioma com suas crianças, no caso do Rio de Janeiro, que é uma cidade turística, nossas crianças deveriam ser alfabetizadas em dois idiomas pelo menos, desde a sua inserção na escola. E não digo isso dos colégios particulares pois já existem vários assim, digo isso dos colégios públicos. A educação é o bem mais precioso que se pode conquistar na vida, e o ensino fundamental e médio deveria ser de exclusividade do Estado, e não ser tratado como moeda de troca.

Com tantos políticos roubando (a sua maioria), não sobra dinheiro para investir no nosso povo. Mas sobra pra enviar para o Haiti e o Lula vender a imagem externa de bom samaritano, e sobra para os superfaturamentos de obras públicas,
sobra pra colocar dinheiro nas meias, cuecas, calcinhas e sutiãs dos párias da nação. Alguém tem alguma dúvida de que o nosso Haiti é aqui? Por que as pessoas constroem nos morros e encostas para depois isso tudo vir abaixo e perderem bens e entes queridos, cadê a presença do poder público que não coíbe tais práticas de ocupação irregular? Por que os bens de consumo costumam ser tão caros no Brasil? Por que a nossa telefonia é uma das mais caras do mundo, se nossos trabalhadores não tem dinheiro para pagar por tão altos custos?


Senhores políticos, senhores empresários, senhores e senhoras personalidades públicas... vamos olhar mais pelo povo brasileiro. Vamos dar melhores condições de moradia, saúde, educação, emprego e salários decentes para o nosso povo. Vamos matar a fome e a sede da nação brasileira, desse povo tão ordeiro e decente, de tão grande coração. Vamos resgatar a cidadania e o amor próprio do brasileiro, vamos cuidar do nosso Haiti e deixar o Haiti dos outros para os outros.

Talvez numa era não muito distante, o Brasil seja verdadeiramente uma grande e rica nação, de um povo ordeiro e culto, onde não faltem oportunidades de trabalho e moradia para todos. Um lugar abençoado por Deus, administrado por pessoas decentes, e que nos permita olhar para aqueles que nos rodeiam e sermos solidários a eles sem prejudicar o nosso povo. Assim eu creio, e todos aqueles que tem fé com certeza compartilham deste meu sentimento.


É momento para refletir!