quinta-feira, 14 de maio de 2009

Windows 7, primeiras (e boas) impressões.

Fiz a instalação nesta semana do Windows 7 em um dos meus computadores de trabalho (produção), um notebook Itautec N8620, um equipamento simplório na aparência mas com uma configuração acima da média. Ele é Intel Centrino, processador Intel Core2 Duo T-5500, 160 GB de HD, 2 GB RAM DDR-2 Super Talent, tela de 15,4'' widescreen, wireless Intel a/b/g, leitor de cartão de memória, Firewire, 5 conexões USB, e-SATA, saída S-Vídeo, 1 slot para expansões do tipo Express Card, webcam de 1,3 Megapixels, microfones e alto-falantes embutido como já é de lugar comum nos atuais notebooks e laptops.

Gostaria de compartilhar com todos vocês as minhas impressões iniciais sobre este novo e tão aguardado sistema operacional da Microsoft depois da baixa aceitação do Windows Vista. Eu particularmente, acho o Vista muito bom de trabalhar e bem resolvido em termos de design gráfico além de possuir ferramentas muito interessantes que aumentam a produtividade do usuário (a indecação de tudo o que se encontra num Windows Vista é algo muito legal e precioso, basta começar a digitar o nome do aplicativo ou arquivo que o Windows já vai respondendo com a provável localização do mesmo), entre outras maravilhas de tecnologia de S.O. Os drivers, atualmente, não são mais nenhuma empecilho ao usuário do Vista, tudo funciona e funciona muito bem. Mas e quanto ao Windows 7?

O Windows 7 é um Vista muito melhor resolvido, por incrível que pareça. Tem tudo de bom do Vista, só que com um tempero muito mais picante. Estou achando excelente toda a usabilidade do S.O., todos os dispositivos físicos do meu notebook funcionaram sem nenhum problema com os drivers originais WDM da Microsoft. Apesar disso, eu peguei no site da Itautec todos os drivers para o Vista e fiz a instalação no Windows 7, sendo que o driver da webcam do meu equipamento possui um bug que só é resolvido com a instalação de um driver para Windows 2000. E qual não foi a minha surpresa? Instalou e funcionou perfeitamente sem nenhum problema, sem lerdeza e nem travamentos. Depois disso tudo feito, instalei alguns aplicativos básicos que tornassem o meu micro mais "funcional" (Linux!!!! rs), ou seja: live messenger (MSN), foxit reader (PDF), skype (VOIP), visualizadores do Word, Excel e Powerpoint, atualizações de segurança e o navegador Firefox para navegar na internet com mais recursos através da instalação dos Complementos, é claro.

Até agora, as impressões são as melhores possíveis. O notebook está trabalhando como se estivesse com o Windows XP, apesar de que eu não tenho nada a reclamar do Vista neste equipamento (deu algumas poucas "telas azuis" desde que foi por mim adquirido, em janeiro deste ano de 2009). Mas no caso do Windows 7, nenhum sinal de instabilidade. Nenhuma bendita tela azul, alguns poucos travamentos no Firefox somente-será que ele dá "pau" propositalmente pra fazer com que venamos a utilizar somente o Internet Explorer 8? É, coisas de Microsoft... quem saberá responder.

Portanto, até o momento encontro-me por demais satisfeito com o Windows 7. Espero postar mais outros artigos de análise durante o período de avaliação (Junho de 2010), de resto todo o design gráfico dele é muito bem resolvido. As telas do Desktop (área de trabalho) vão mudando aleatoriamente num tipo de "slideshow", a barra de tarefas é diferenciada do que se conhece até hoje nos sistemas operacionais da Microsoft, entre outras coisas mais.
Até um próximo post, amigos leitores. ;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito oportuna suas orientações sôbre o Windows 7 e o Virtua. O seu blog ajuda o leitor a se atualizar com este mercado tão atraente e expansivo da informática. Não tive bom resultado com o Virtua no meu computador. Ficou muito lento e tive que voltar para o Windows XP. No meu quase nulo conhecimento de TI, penso q tenha sido por incompatibilidade com algum complemento, driver...
Deixo aqui minhas impressões positivas sôbre suas orientações de equipamentos, suprimentos tecnológicos, tão necessários para q nós usuários tenhamos uma melhor utilização do nosso equipamento. Até a próxima postagem.